segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Consumo da água

Água fornecida para abastecimento humano


Água em estado sólido flutua na água em estado líquido.
Água da torneira (água canalizada)
A água canalizada pode ter várias origens. Normalmente provém de águas subterrâneas ou superficiais, que são captadas em estações de tratamento, tratadas (coagulação, floculação, decantação, filtração com posterior cloração) e canalizadas para distribuição.
Água mineral
Água mineral é um tipo de água caracterizada por ser uma água do subsolo e por ter um nível relativamente constante de sais minerais e outros compostos. A água mineral não é acrescida de sais ou quaisquer outros elementos, tais como os aditivos.
Alguns tipos de água mineral:
• Alcalina: Possui o mineral bicarbonato de sódio;
• Ferruginosa: Apresenta partículas de ferro na composição;
• Sulfurosa: Possui partículas de enxofre;
• Magenesiana: Possui partículas de magnésio.
Água de mina
Água que deriva de uma formação subterrânea, da qual a água corre naturalmente para a superfície terrestre. As águas de nascente fazem parte deste grupo de águas engarrafadas. É de salientar que águas de diferentes minas podem ser vendidas sob a mesma marca registada.
Água purificada
Água subterrânea ou de superfície previamente tratada para se adequar na íntegra ao consumo humano. É basicamente igual à água das torneiras, porém adicionada de sais minerais para imitar a água mineral verdadeira.
Água artesiana
Água que vem de poços profundos e que é aproveitada para consumo. Água gaseificada
Água que sofre um tratamento e adicionamento de dióxido de carbono. No fim do seu tratamento terá a mesma quantidade de dióxido de carbono que teria na fonte donde foi extraída.
Água não gaseificada artificialmente
Água que não sofre adição de dióxido de carbono, ou seja é retirada da sua fonte naturalmente com dióxido de carbono.
Conteúdo mineral
De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) e segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), não existem directrizes indicando a recomendação de concentrações mínimas nas águas engarrafadas ditas medicinais. Existe também algum debate em relação ao factor nutricional mineral da água engarrafada comparada à água de torneira.

Nenhum comentário: