segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Desperdicio da água

Agronegócio é responsável por 60% do desperdício de água no país, aponta consultoria

José Carlos Mattedi
Repórter da Agência Brasil




José Cruz/ABr

Brasília - Um balão da Organização Não-Governamental (ONG) WWF, no gramado do Congresso Nacional, lembra o Dia Mundial da Água
Brasília - A irrigação no agronegócio é responsável por 60% do desperdício de água no Brasil, vindo em seguida o setor industrial (26%) e, por fim, o consumo humano (14%). O estudo foi feito pela empresa de consultoria especializada em uso racional da água H2C e divulgado no Dia Mundial da Água, comemorado hoje (22).

No consumo doméstico, os três principais motivos para desperdício de água em domicílios são o chuveiro (46% de perda), a torneira de cozinha (14%) e o vaso sanitário (14%). Juntos, os três respondem por 74% da perda cotidiana de água numa residência. Os demais 26% de desperdício são provocados por outros motivos.

A consultoria também indica dez mandamentos para economizar o produto em casa. “São os dez mandamentos da economia doméstica, e que funcionam. Obedecendo a essas dicas, o consumidor ajuda a economizar um produto finito e não renovável”, explica o consultor e especialista em programas de racionalização de consumo de água da H2C, Paulo Costa.

O consultor assinala que, em média, um brasileiro consome 340 litros por dia de água nas metrópoles, muito acima do que a Organização das Nações Unidas (ONU) aponta como necessário. No Egito, o consumo diário é de 40 litros, e na Etiópia, de 1 litro por pessoa.

“Lamentavelmente, a sociedade civil e o poder público ainda têm uma visão míope sobre a questão do consumo da água. A educação ambiental é a chave para uma conscientização a longo prazo, e deve começar com as crianças no ensino fundamental”, ressalta Costa, acrescentando que países como França, Estados Unidos, Alemanha, Suécia e Japão já têm a educação ambiental como matéria obrigatória no currículo escolar.

Nenhum comentário: